Eneagrama: O Caminho do Autoconhecimento

O Que é Eneagrama?

O Eneagrama tem suas origens numa sabedoria milenar, que remonta aos Sumérios, 2.300 anos antes de Cristo. Inicialmente transmitido apenas através de uma tradição oral, surge pela primeira vez no ocidente, trazido por G. I. Gurdjieff no início do século XX, após uma peregrinação de 20 anos pelo Oriente.

Nos anos 1950, o boliviano Óscar Ichazo conhece, se aprofunda e começa a transmitir os ensinamentos do Eneagrama para grupos que visam o crescimento psicológico e em 1970 Claudio Naranjo, um famoso psiquiatra chileno, após conhecer o trabalho se encanta, integra o conhecimento psicológico e começa a difundir nos Estados Unidos o Eneagrama dos tipos, como conhecemos atualmente.

Nesses pouco mais de 40 anos, em função de seu caráter prático, o Eneagrama tem sido adotado cada vez mais por empresas e organizações em programas de desenvolvimento de recursos humanos e comportamentais.

É um sistema de autoconhecimento baseado em nove tipos psicológicos básicos. Mas bem mais que uma simples tipologia, o Eneagrama oferece também o caminho e as chaves para o aproveitamento do pleno potencial, da essência, de cada indivíduo que se disponha a este mergulho em direção ao profundo autoconhecimento.

Público Alvo

É formado por qualquer pessoa que busca um maior e real autoconhecimento, uma melhor comunicação interpessoal e a perfeita compreensão da real imagem pessoal e profissional.

O Eneagrama é também uma ferramenta fantástica para gestores, gerentes, supervisores e quaisquer profissionais envolvidos com a formação e gerenciamento de equipes, possibilitando um melhor aproveitamento dos próprios talentos e de cada colaborador.

Objetivos

A palestra objetiva introduzir o conhecimento do Eneagrama, suas origens, uma visão superficial dos nove tipos e uma rápida introdução às possiblidades de seu conhecimento mais avançado.

A palestra serve também como uma prévia do workshop: "Eneagrama: Conhecer para Transcender"

Conteúdo

  • Leis: do 1, do 3 e do 7;
  • Introdução às tríades e exemplos de 3 dos 9 Tipos;
  • Princípios da Integração de Desintegração;

As palestras realizadas anteriormente foram um grande sucesso! Veja algumas fotos:

.