Dançaterapia

Um caminho de descobertas, uma experiência de liberdade

Palestra / Vivência Gratuita

Esta palestra tem como objetivo apresentar a dançaterapia – método Maria Fux, sua origem, aplicação e seus benefícios. Oferece uma rápida conceituação teórica, apresentação de um vídeo e uma parte prática, onde os participantes vivenciam a dançaterapia.

O que é Dançaterapia – Método Maria Fux

A dançaterapia é uma abordagem corporal de dança espontânea e criativa. Está voltada para o desenvolvimento dos potenciais humanos a partir do movimento e da integração em grupo. Convida o corpo a expressar-se de forma autêntica, respeitando e valorizando a identidade de cada um.

Esta metodologia foi criada há mais de 40 anos por Maria Fux, bailarina e coreógrafa argentina, que se dedicou a pesquisar movimentos que servissem de ponte para que qualquer corpo pudesse se expressar. Seu método está difundido por vários países, incluindo o Brasil, que conta com o Centro Internacional de Dançaterapia Maria Fux.

Benefícios

Nosso estilo de vida contemporâneo está baseado no nosso sistema racional e na linguagem verbal, esquecendo que nossa condição humana é corporal e inclui outros aspectos que, uma vez conscientes e integrados, permitem a manifestação de todo o nosso potencial saudável.

A partir do corpo e através do movimento espontâneo podemos fazer esta integração e nos reapropriar de algo que é nosso, que está dentro de nós e que é fundamental para a manutenção da nossa saúde e da nossa qualidade de ser humano - nossa essência criativa e amorosa.

A dançaterapia favorece uma boa integração corpo-mente, ampliando a qualidade de presença por conta da diversidade de estímulos que a linguagem corporal é capaz de acionar. É esta característica também que permite atingir um estado de relaxamento, fundamental para o equilíbrio humano e difícil de ser alcançado durante as atividades diárias repetitivas. Ajuda a sair dos movimentos habituais e desbloqueia tensões de maneira prazerosa.

Permite descobrir novas habilidades através do movimento e estimula potencialidades que todos temos como criatividade, leveza, força, equilíbrio, empatia.

Melhora a comunicação consigo mesmo e com o outro, aproximando as pessoas, uma vez que a dança faz cair as barreiras que a linguagem e o julgamento muitas vezes impõem.

A dançaterapia contribui com aqueles que buscam o desenvolvimento pessoal e qualidade de vida pela via da alegria e do prazer.

Esta palestra é uma introdução e prévia do Workshop: Dançaterapia - A Vida em Movimento

Veja algumas fotos da edição realizada anteriormente: