Técnica ACL

A Técnica Comportamental ACL, ou simplesmente Técnica ACL, visa a eficaz superação de atitudes derrotistas mediante o conhecimento de suas causas. Pode ser definida como uma técnica comportamental objetiva, prática e rápida, que permite ao ser humano tomar posse de suas qualidades autênticas, bem como conhecer efetivamente e aceitar as próprias limitações.

A Técnica ACL é muito simples na aplicação e ao mesmo tempo de comprovada eficácia quando há o comprometimento do aluno. Não se insere entre as terapias tradicionais nem trata de complexos propriamente ditos. Difere destas também pela seguinte característica: as aulas têm sequência e temas preestabelecidos, com perguntas específicas dirigidas a cada aluno. Estas levam à reflexão de cada um sobre si mesmo. Nas aulas, não se busca o consenso sobre o que é exposto e evitam-se conclusões acadêmicas. O importante é a percepção do aluno sobre como ele está no momento e que atitude precisa mudar para se tornar vencedor.

“À medida que o indivíduo se conhece, ele passa a perceber melhor as peculiaridades individuais. Uma vez tendo tomado posse de sua individualidade, fica muito mais fácil passar a perceber o outro e a sociedade em que vive”, afirma Sumie Iwasa.

Desta forma, desenvolvem-se líderes que mais tarde se tornam multiplicadores de mais lideranças.