Quem Somos

A Fundação ACL é uma entidade sem fins lucrativos nascida em 1987, após o término das atividades do Instituto ACL, de Anna R. Nabergoi, educadora que criou e consolidou a Técnica ACL na década de 1950. Desde seu início, a entidade foi presidida por Sumie Iwasa e Jeannette Benini Dente, falecida em 2006.

Hoje, a Fundação ACL atua em três frentes de caráter filantrópico: cursos de formação humana segundo a Técnica ACL, palestras e workshops; programa Escola Vida, para jovens da rede pública de ensino; e ambulatório médico, às sextas-feiras. Todas as atividades, exceto alguns workshops promovidos por terceiros, são gratuitas.

De 1987 para cá, mais de 3 mil alunos participaram dos cursos oferecidos pela Fundação ACL, cujo principal objetivo é formar líderes que beneficiem efetivamente a sociedade, com base em valores positivos e sólido comprometimento ético. O programa Escola Vida, por sua vez, registra um total de mais de 300 alunos da rede pública de ensino por ano. E o ambulatório médico tem feito 1.500 atendimentos por ano.

Fundadoras

Historicamente, de suas origens ao momento a atual, a Fundação ACL está ligada a três nomes: Anna Rosenhaus Nabergoi, Jeannette Benini Dente e Sumie Iwasa.

  • Anna Rosenhaus Nabergoi

    Anna R. Nabergoi

    Criadora da Técnica

    Educadora polonesa que adotou o Brasil como sua nova pátria, aqui chegou em 1939, já trazendo sólidos conhecimentos biopsicossociológicos adquiridos na França e na Suíça.
    Nos anos seguintes, de maneira sistemática, fez numerosos cursos de aperfeiçoamento e reciclagem nos Estados Unidos e Europa.
    Criou e desenvolveu a Técnica ACL o início da década de 1960, e em 1983 criou o Instituto ACL.
    Ao falecer em São Paulo, em 1985, Anna Nabergoi deixou consolidadas as bases do Instituto ACL, criado em 1983 e transformado mais tarde em Fundação ACL.
  • Jeannette Dente

    Jeannette Dente

    Fundadora da Fundação ACL

    Publicitária, trabalhou com a Revista Seleções de Reader's Digest durante algumas décadas.
    Conheceu Anna Rosenhaus Nabergoi nos anos 60. A partir de 1970 começou a aplicar a Técnica ACL em executivos e empreendedores. Acompanhou Anna Rosenhaus Nabergoi na fundação do Instituto ACL em 1983 e após o falecimento de Anna em 1985, constituiu a Fundação ACL, sendo sua presidente até o seu falecimento em dezembro de 2006.
  • Sumie Iwasa
    Graduada em Medicina pela EPM/UNIFESP em 1972, com especialidade em Ortopedia, conheceu Anna Rosenhaus Nabergoi em 1974 e passou a aplicar a técnica ACL sob sua supervisão.
    Sempre acompanhada de Jeannette Benini Dente, ajudou a fundar o Instituto ACL em 1983 e a Fundação ACL em 1985, da qual é, atualmente, Presidente Vitalícia do Conselho Curador.
    Sócia fundadora da AMPA (1986), posterior AMBA (Associação Medica Brasileira de Acupuntura), da qual foi diretora em multiplas gestões consecutivas. Sócia fundadora da Associação Médica Brasileira do Bi-Digital O-Ring Test – AMBBDORT em 2005, da qual é Diretora. Em 1999 criou um ambulatório médico filantrópico, que foi incorporado à Fundação ACL em 2005. Desenvolveu o Projeto Escola Vida, realização de um ideal de juventude, que implementou em 1999 com um grupo de voluntários em escolas da Rede Estadual de Ensino.

Professores

  • Antonio Virgílio

    Antonio Virgílio

    Professor

    Jornalista, exerceu a função de repórter e editor na área de Comunicação da Mercedes-Benz. Cursou Filosofia no antigo Instituto Camiliano Pio XII, Letras na USP e Propaganda na ESPM. Autor de vários livros de cunho institucional, desde 1999 frequenta a Fundação ACL e é professor da Técnica ACL desde 2006.
  • Daniel Rothenberg

    Daniel Rothenberg

    Professor

    Paulistano, formado em direito e psicologia pela PUC-SP. Formação em Mediação de Conflitos e Constelação Familiar Fenomenológica de Bert Hellinger. Atua como psicoterapeuta.
  • Flavio Del Fiol

    Flavio Del Fiol

    Professor

    Engenheiro, pós-graduado em Análise e Auditoria de Sistemas pela Unip e em Psicologia Transpessoal e Eneagrama pela Alubrat, Coach Integrativo Associado da GFAI Coaching e professor da Técnica ACL. Reúne mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia, atuando em grande parte do tempo como empreendedor e consultor. Nos últimos anos vem se dedicando também a área de capacitação humana, ministrando Cursos, Palestras e Workshops.
  • Ilza Fiori

    Ilza Fiori

    Professora

    Formada em Direito na PUCC, trabalhou como advogada na Prefeitura Municipal de Paulínia e na Petróleo Brasileiro SA Petrobras.
    Professora da Fundação ACL há mais de 20 anos, em aulas para grupos e individuais.
  • Yeda Ludolf

    Yeda Ludolf

    Professora

    Professora da Fundação ACL a mais de 20 anos, em aulas para grupos e individuais

Coordenadores

  • Elson Dinardi

    Elson Dinardi

    Diretor Administrativo

    Formado em Engenharia, possui mais de 29 anos de experiência em Sistemas Digitais e Tecnologia da Informação. Com especialização em Gestão do Terceiro Setor, atuou nos últimos 11 anos em diversas Associações e Fundações. Atualmente é o Diretor Administrativo da Fundação ACL, sendo responsável pelas áreas financeira, atendimento, infraestrutura e captação.
  • Ana Nobuko Iwasa Yano

Atendimento

  • Luci Suzuki

    Luci Suzuki

    Atendimento

    Coordenadora dos eventos da Fundação ACL e da logística do Projeto Escola Vida, também colabora no atendimento geral.
  • Mary Yamada

    Mary Yamada

    Atendimento

    Responsável pelo atendimento geral, agendamento de cursos e palestras, colabora na logística do Projeto Escola Vida.
  • Mauricio Suzuki

    Mauricio Suzuki

    Atendimento

    Colaborador da Fundação ACL desde 2010, atua na área administrativa-financeira.