Depoimentos

Encontro de Ex-Alunos, 10 Anos do Projeto Escola Vida Encontro de Ex-Alunos, 10 Anos do Projeto Escola Vida

Os depoimentos selecionados a seguir foram prestados em ocasiões diversas por ex-alunos e por voluntários do Projeto Escola Vida, os quais autorizaram sua divulgação.

Ex-alunos

"A aula da ACL é educativa e legal e fazemos muitas coisas que ajudam a melhorar nossa autoestima".

Tamiris Siqueira de Assis, ex-aluna de 5ª série

"Devemos lutar pelos nossos objetivos e sonhos e nunca desistir deles, mesmo que sejam quase impossíveis".

Aline Midory Nohara de Moura, ex-aluna de 7ª série

"Quando volto para casa me sinto bem leve, capaz de fazer tudo o que me pedirem".

Jéssica dos Santos Noronha, ex-aluna de 7ª série

"Os últimos cursos mostraram como a convivência entre nós é necessária e temos que fazer o possível para que essa convivência seja harmoniosa com a mudança de atitude".

Natália Monteiro Bertulucci, ex-aluna de 8ª série

"Não tenho palavras para falar sobre os benefícios do programa em minha vida. Graças à oficina de planejamento, por exemplo, tracei um roteiro de vida que me permitiu chegar aonde estou (dermoconsultora)".

Fabiana Torres, ex-aluna de 2000 a 2002

"Se pudesse, faria tudo de novo".

Beatriz Gottsfritz, publicitária, ex-aluna de 2001 a 2003

"Muitas conquistas no trabalho eu devo ao Projeto e, acima de tudo, desenvolvi uma consciência de cidadania".

Caio César de Souza, auxiliar administrativo

Sobre o fato de ter aprendido atuar em diferentes papéis, “sabendo que há sempre coisas novas e pessoas novas para conhecer”".

William Magalhães de Melo

Querendo beneficiar outras pessoas com as noções de cidadania aprendidas no Projeto e que tanta falta fazem à sociedade: “Eu quero fazer algo para ajudar a mudar um pouco este cenário”.

Renato Chiappim de Almeida, estagiário de Direito

Sobre os debates em aula, quando todos podiam expressar suas opiniões e sentimentos, Caio reconhece: “Hoje, posso dizer que uma grande parte do cidadão que sou veio comigo através do Projeto”.

Caio Meneghetti, ex-aluno em 2002 e 2005

Reconhecendo o quanto o Projeto a beneficiou em seu trabalho e que, como diz, aprendeu a contar até dez antes de qualquer decisão. Fabiana completa: “Que nos próximos dez anos, novas Fabianas possam dizer de cabeça erguida o seu ‘Muito obrigado!’ ”.

Fabiana Andrade
Encontro de Ex-Alunos, 10 Anos do Projeto Escola Vida Encontro de Ex-Alunos, 10 Anos do Projeto Escola Vida

Voluntários

“Eu considero o Projeto Escola Vida algo revolucionário para desenvolver as crianças e adolescentes, que estão em fase de desenvolvimento psicossocial. O método funciona e ajuda muito, eu sei, pois já fui professor por 2 anos e vi os resultados positivos. Sinto-me honrado de participar sempre que posso deste trabalho”.

Ícaro Múcio Vidal Guimarães

“O Projeto Escola Vida possibilita a criança não apenas percepções de que ela é parte fundamental na sociedade, como a prepara para um futuro melhor, pois faz dela um individuo confiante e mais fortalecido para as adversidades que todos os seres humanos passarão. Esta criança terá construído alicerces resistentes e será mais feliz por saber da sua capacidade de realização”.

Juliana Campos

“Procurei muitas respostas em meu caminho e a ACL me deu ferramentas para descobrir que eu já tinha as respostas, para as muitas perguntas. Me abriu a mente para um melhor entendimento , adquirindo inúmeras visões em uma única situação. Valeu e vale a pena estudar pois também é um estudo de nos mesmo”.

Marcos Massao Hayashida

“Faço este trabalho porque gosto e muito, com todas as contrariedades que surgem a cada aula, mas faço o que posso para contornar a situação. Quero que os professores deem as suas aulas com tranquilidade, que o corredor esteja sempre sem barulho e sem tumulto”.

Elza M. Callegari Corbo

“No Projeto Escola Vida eu me sinto útil, me sinto integrada. No Projeto aprendi a importância de aceitar o outro e de como e bom conviver”.

Solange Corbo

“As crianças dão depoimentos cujo tema não são discutidos em casa ou até mesmo com os amigos. A partir desta damos a possibilidade de que eles tenham um outro olhar para o"problema". A minha satisfação é que no final do curso os pais nos relatam sobre as mudanças dos comportamentos de seus filhos de forma muito positiva”.

Heloisa Hiromi Suguimoto

“Continuo sentindo que o Projeto Escola Vida é de um valor inestimável para qualquer indivíduo. Isto após 12 anos no voluntariado”.

Keiko Segawa

“Acredito que minha satisfação em realizar o trabalho voluntário tenha haver à forma ao qual fui criada. Ser humilde, ser acolhedora, ser compreensiva, saber ouvir, doar dentre outros ensinamentos, portanto a minha sensação , meu sentimento é de fazer algo para o outro e passar adiante o conhecimento de experiência de vida, aplicar uma pratica aprendida de forma familiar e pela Fundação ACL, mas o que é de grande satisfação e uma realização de sentir, ouvir os agradecimentos dos pequeninos, pois pelo que aprendi com eles é que eles querem conhecer, aprender, desenvolver e isso passa uma vontade maior de continuar o trabalho.
Me sinto realizada, gratificada e emocionada pela ação de voluntariar. Amo estar com eles, amo passar orientação e auxiliar as dúvidas que eles nos apresentam”.

Ivany de Oliveira Souza Barbosa