Tendências Neuróticas

Todos nós sentimos necessidade de receber e dar afeto. Do mesmo modo, gostamos de nos projetar pelo que somos.

Todos nós queremos fazer bem tudo aquilo que está sob nossos cuidados. Todos nós, enfim, sentimo-nos felizes por superar obstáculos, ser competitivos, vencer e progredir. Isso tudo é muito gratificante e nos traz a sensação de autorrealização. Quando, porém, essas mesmas atitudes tornam-se exageradas e sobretudo compulsivas, elas têm efeito contrário. Prejudicam, ao invés de ajudar. Tiram-nos da trilha do vencedor e nos levam a fracassos.

As atitudes neuróticas não são mais que o exagero de atitudes normais e saudáveis. Só que elas são improdutivas, geram hostilidades – na maioria das vezes inconscientes –, causam mal-entendidos e produzem maus resultados. Só o conhecimento das causas desses comportamentos neuróticos torna possível libertar-se deles. O autoconhecimento é a chave da libertação das tendências neuróticas.

Público Alvo

O curso Tendências Neuróticas destina-se a todo aquele que deseja conhecer, em maior profundidade, os mecanismos interiores que tornam pouco produtiva sua relação com o próprio ambiente familiar, profissional ou social. São esses mecanismos que o impedem de amadurecer. Eles criam necessidades compulsivas inconscientes – e agressivas, mesmo que de maneira sutil –, que prejudicam as boas relações humanas.

A libertação dessas tendências a comportamentos neuróticos só é possível quando se tem a humildade de atribuir a si, e não aos outros, as causas dos insucessos. O caminho para isso é o autoconhecimento.

Conteúdo

  • Dependência neurótica do ambiente
  • Necessidades neuróticas
  • Necessidade de afeto
  • Dependência afetiva
  • Necessidade de apoiar-se num parceiro
  • Distúrbios de caráter
  • Tendências derrotistas
  • Fatores adversos ao desenvolvimento infantil
  • Necessidade neurótica de perfeição

Condições dos Cursos

  1. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.
  2. Não é permitido inscrever-se em dois ou mais cursos dados na mesma época (restrição não aplicável para workshops e palestras).
  3. Parentes próximos ou subordinados funcionais não podem participar juntos de um mesmo curso (restrição não aplicável para workshops e palestras).
  4. A critério exclusivo da Fundação ACL, cursos podem ser cancelados ou sofrer alteração de data; os alunos inscritos serão oportunamente avisados.