Perdas

Do nascimento à vida adulta, muitas vezes as pessoas vivem perdas que podem criar vazios de difícil mas não impossível superação.

A maneira como cada pessoa reage a uma perda é absolutamente individual. Uns reagem com resignação, outros com dramatização, outros com serenidade e objetividade.

Por vezes, o que seria uma perda de pequeno significado afetivo ou econômico para a maioria das pessoas adquire dimensão maior para uma delas. Isso acontece porque, em geral, isso é o reflexo das vivências anteriores do indivíduo ou tem como causa sua escala de valores ou, ainda, decorre de sua maneira de ver e sentir o mundo.

Quando há uma aparente desproporção entre a perda em si e a reação a ela, provavelmente estão envolvidos processos inconscientes que precisam ser mais bem pesquisados para que a superação se torne possível.

Por outro lado, é importante lembrar que uma perda pode ter caráter construtivo. Ela pode tornar-se o impulso inicial para uma nova caminhada rumo a uma maior maturidade.

Público Alvo

Este curso dirige-se aos jovens e adultos de todas as idades que desejem fazer uma reflexão mais profunda sobre as consequências das perdas que vivenciaram.

Essa reflexão é necessária, até porque às vezes as pessoas não têm a noção clara de que há uma relação de causa e efeito entre as perdas havidas e sua atual visão de mundo.

O autoconhecimento quanto ao peso das perdas na esfera individual é o caminho para dar a elas um novo significado, promovendo superação emocional e construção de novo roteiro de vida.

Conteúdo

  • Perdas afetivas de grande significado.
  • Dramatização da perda
  • A reação de revolta
  • A reação de resignação
  • Autoestima e serenidade
  • Tendência neurótica a perdas recorrentes
  • Valores individuais

Condições dos Cursos

  1. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.
  2. Não é permitido inscrever-se em dois ou mais cursos dados na mesma época (restrição não aplicável para workshops e palestras).
  3. Parentes próximos ou subordinados funcionais não podem participar juntos de um mesmo curso (restrição não aplicável para workshops e palestras).
  4. A critério exclusivo da Fundação ACL, cursos podem ser cancelados ou sofrer alteração de data; os alunos inscritos serão oportunamente avisados.